segunda-feira, setembro 12, 2005

Sondagens

Estou na mesma situação que Cavaco
Não sei por que é que me tiraram das sondagens. Estou na mesma situação que Cavaco Silva”, afirmou ontem ao CM Manuel Alegre, numa alusão ao facto de o ex-primeiro-ministro ainda não ter dito que concorre a Belém.
O desabafo do deputado e poeta é claro: Manuel Alegre mantém em aberto o seu futuro político, depois de conhecidos os primeiros estudos de opinião sobre as presidenciais que dão a vitória a Cavaco.”
Correio da Manhã, 12 de Setembro de 2005


Parece que tem, mas não tem razão Manuel Alegre. De facto, Cavaco Silva não está na mesma situação que ele.

Manuel Alegre disponibilizou-se para o combate das presidenciais e, não obtendo os apoios esperados (e aqui a responsabilidade não é apenas do Partido Socialista, mas também, quer queiram ou não, do Partido Comunista e do Bloco de Esquerda), tirou as devidas ilações. Por mim, não concordo nada com algumas análises, sobretudo surgidas nos media. Cá para mim, o Poeta vai ficar-se, para já, na sua arte, na sua vida de palavras soltas, libertas e certeiras. E vai ficar à espera, atento. E actuante, porque Manuel Alegre é um homem de combate. Que não vira a cara ao infortúnio. Porque Homem, livre e corajoso.

Já Cavaco, parece-me mais como o puto, dono da bola, que espera altivo e matreiro, que os outros putos o convidem para o jogo. E que o deixem jogar sozinho. Porque é ele o dono da bola. Porque só assim aceita jogar. Aliás, sempre foi assim.

Cá para mim, como afirma o meu amigo J.A., se calhar, é Manuel Alegre que, apesar disto tudo, vai ficar na História da Humanidade. Os outros, bem, dos outros não rezarão outras histórias.

(E, das sondagens, e do porquê elas surgirem agora, nem vale a pena dizer nada. Ficam para quem as fez e analisou. Falaremos nisso lá mais para a frente.)

Sem comentários: