quinta-feira, janeiro 18, 2007

Primeira e última vez que, neste “Tempo”, me vou referir à questão do referendo sobre a IVG

Por uma questão de princípio, de ética, de atitude, na questão do aborto, sou frontalmente e convictamente contra. Estou mesmo convencido que, mais que um problema, o aborto é mais uma resposta que se dá quando nos deparamos com determinadas situações de vida.

Portanto, se me perguntarem concretamente se sou a favor ou contra o aborto, a minha resposta só pode ser uma: contra. Definitivamente.

No próximo dia 11 de Fevereiro, vai referendar-se uma matéria que se tem mostrado “fracturante” na nossa sociedade. A pergunta à qual somos chamados a responder é:
Concorda com a despenalização da interrupção voluntária da gravidez, se realizada, por opção da mulher, nas primeiras 10 semanas, em estabelecimento de saúde legalmente autorizado?

Está para mim claro, o que me é pedido que responda no próximo dia 11 de Fevereiro.
- Independentemente do que têm gritado, destilado, ululado, todos aqueles que, a montante e a jusante, ainda vão pensando que somos todos uma cambada de ignorantes.
- Independentemente do que têm vociferado, blasfemado, berrado, todos aqueles que, a montante e a jusante, se julgam donos e senhores da verdade única.
- Independentemente do que têm opinado, escrito e descrito todos aqueles que, a montante e a jusante, apenas têm de sério, de justo, de honesto, a sisudez, a rigidez, que por vezes manifestam na cara.

Por isso, no dia 11 de Fevereiro, lá irei à câmara de voto que me compete, e votarei. De acordo com a minha (e apenas minha) consciência, obviamente. E de acordo com o que sou: ser humano que procura ser tolerante, e que não se julga Deus. A isso, digo sim.

O resto, hipocrisias que não ficam para a história.

2 comentários:

Anónimo disse...

Também sou contra o aborto.
Sou a favor da despenalização.

Zé Maria disse...

Obviamente, minha cara Marta. Mais do que outra coisa, uma questão de bom senso. (Que é o que mais tem faltado, parece...)
Já agora, obrigado pela visita.