terça-feira, novembro 11, 2008

Dia de S. Martinho

Hoje é dia de S. Martinho. Por acaso, é também o dia de aniversário do meu amigo Alfredo. Faz anos num dia especial. A ele ergo o meu copo de água-pé, a nossa bebida de hoje. Que conte muitos mais que os cinquentitas e tal que hoje completa. E com todos aqueles a quem quer bem, é óbvio.

Hoje é dia de S. Martinho. Conta a lenda que um certo dia, nas suas andanças, ao Santo lhe surgiu no caminho um mendigo. Que lhe estendeu o braço numa prece de ajuda. Não tendo mais que o que trazia consigo, e como o tempo agreste se manifestava com intensidade naquele sofredor da vida, apenas soube partilhar com ele o pouco que levava. E partilhou a sua própria capa. É que frio a dividir por dois é somente meio-frio, pensou, se calhar.

Hoje é dia de S. Martinho. Para além de dia de alegria e de descoberta do vinho novo, traz-nos também o gesto de um homem de antanho, chamado Martinho. Gesto solidário, porque de solidária se faz a partilha.

Hoje é dia de S. Martinho. Talvez devessemos também hoje ousar olhar para nós próprios. Talvez devesemos também hoje ousar deixarmo-nos encontrar pelos viajantes das estradas da vida. Se calhar, acabaríamos por descobrir que, por muito que falemos, nos nossos tempos, de solidariedades, de voluntariados, de fraternidades, acabamos, as mais das vezes, por apenas falarmos dos nossos próprios umbigos. Para não dizer que, se calhar, de solidariedade, de fraternidade, muito pouco tem o nosso voluntariado.

Hoje é dia de S. Martinho.
Parabéns ao meu amigo Alfredo. E longa vida aos Martinhos que por aí nos vão acompanhando num bom copo de água-pé!

1 comentário:

Carmo Rosa disse...

Querido Zé

Tal e qual...
O problema das pessoas é exactamente esse: olham demais para os próprios umbigos.

Um beijo